Acompanhamento e Rotina Ginecológica

Toda mulher deve pensar em sua saúde de forma global e com foco na prevenção de doenças, de modo que se evitem surpresas ao longo da vida.

Por isso, os exames de rotina e preventivos devem ser realizados periodicamente, conforme faixa etária, doenças anteriores e hábitos de vida. A avaliação de rotina atualmente envolve prevenir o câncer de colo do útero e de mama (mais prevalentes).

O médico ginecologista realiza o exame especular (via vaginal) para coleta do preventivo no colo uterino (colpocitopatologia oncótica), conhecido também como papanicolau, geralmente uma vez ao ano nas pacientes que já iniciaram atividade sexual, desde adolescencia até a pós-menopausa.

Outro exame rotineiro é a avaliação das mamas, por meio do exame físico e a solicitação da mamografia, que é o exame de imagem essencial para diagnóstico precoce de câncer de mama, que deve ser realizado anualmente a partir dos 40 anos.

Não esqueça de realizar o autoexame das mamas, principalmente após o período menstrual, e em caso de alguma dúvida ou presença de nódulos, procure o ginecologista para melhor esclarecimentos.

Posso ajudar?