O DIU (Dispositivo Intrauterino) é um pequeno dispositivo em forma de T inserido no útero por um profissional de saúde habilitado. Ele é uma das formas mais seguras de evitar a gravidez, com uma proteção superior a 99%. Ao contrário de outros métodos, o DIU é muito eficaz, não diminui sua fertilidade e pode ser facilmente removido se você decidir ter filhos no futuro.
DIU Hormonal: Libera hormônios que ajudam a reduzir o fluxo menstrual e aliviar cólicas, além de prevenir a gravidez. É uma escolha ideal para quem busca benefícios adicionais no gerenciamento do ciclo menstrual.
DIU Não Hormonal (Cobre/Prata): Utiliza cobre ou a combinação de cobre + Prata para criar um ambiente desfavorável à fertilização. Além de ser uma opção sem hormônios, o cobre e a prata possuem propriedades antimicrobianas que ajudam a reduzir o risco de infecções. Eficaz por até 10 anos.
Mais de 99% de sucesso na proteção contra a gravidez.
Método confiável e seguro, aprovado por especialistas.
Remova a qualquer momento e recupere a fecundidade rapidamente.
Solução que reduz gastos com contraceptivos ao longo dos anos.
Alguns DIUs podem reduzir o fluxo menstrual e cólicas, oferecendo alívio.
Facilidade em não ter necessidade de lembretes diários e contínuos.
A depender do modelo, pode durar de 3 a 10 anos de proteção com um único DIU.
Uma vez colocado, você não sente o DIU, garantindo conforto o dia todo.
Tem um impacto mínimo no seu corpo em comparação a outros métodos contraceptivos.
O efeito do DIU é imediato, logo após a colocação já começa fazer efeito.
Os DIUs estão no grupo dos contraceptivos com maior taxa de eficácia, sendo recomendados, inclusive para adolescentes, pelas principais sociedades médicas do mundo. Além disso, eles oferecem a liberdade de não precisar lembrar de tomar o anticoncepcional todos os dias.
Outra informação importante é que eles são livres do hormônio associado à trombose – o estrogênio, que está presentes nas pílulas anticoncepcionais combinadas.
O DIU, como método contraceptivo de longa duração, não é conhecido por causar espinhas diretamente. A ocorrência de espinhas pode ser influenciada por diversos fatores. O que acontece com frequência é o surgimento de espinhas devido a paciente ter parado de usar os anticoncepcionais em forma de pílulas e com isso surgem espinhas, mas é importante deixar claro que o DIU não é causa e sim a suspensão do uso das pílulas.
Os dois são flexíveis, em formato de T, e são inseridos no útero.
O DIU hormonal libera doses baixas de progesterona. Por não possuir estrogênio em sua composição, como a pílula, não aumenta o risco de trombose e ainda tem menos efeitos colaterais. Além disso o DIU hormonal atua na camada que reveste o útero e altera o muco natural, dificultando o percurso do espermatozoide para se fecundar ao óvulo. Essa dupla ação garante a ele 99% de eficácia contraceptiva.
Já o DIU não hormonal (cobre ou cobre+prata) libera íons que geram uma inflamação no útero, afetando o espermatozoide e impedindo que ele fertilize o óvulo. No caso dele também pode aumentar o fluxo menstrual; por isso, quem costuma ter menstruação intensa precisa avaliar antes. Se bem posicionado, a taxa de eficácia em contracepção é de 99,4%.
Sim e é um direito seu! O convênio médico é obrigado por lei (Resolução Normativa nº 465/21) a cobrir a colocação e o próprio DIU (hormonal ou não hormonal) desde que você tenha uma solicitação médica.
Não existe risco ZERO quando o assunto é não engravidar, mas os DIUs, estão entre os métodos mais eficazes, superando até a laqueadura. As chances de engravidar com DIU são cerca de duas em cada mil mulheres.
Cada corpo é único e algumas pessoas podem sentir dor que se assemelha a cólicas menstruais pontuais (cerca de 3) na maioria das vezes suportável. Em alguns casos é possível checar a possibilidade de colocar o DIU com sedação leve (dormir) e o procedimento ser guiado por ultrassom.
O procedimento costuma demorar de 15 a 30 minutos. As pacientes saem bem do consultório e se estão confortáveis podem retornar normalmente as suas atividades do dia a dia, exercício físico e até mesmo relação sexual.
Mulheres que ainda não tiveram filhos também podem optar por este método, os DIUs são recomendados pois estão entre os métodos anticoncepcionais mais seguros e eficientes segunda a OMS. Já existem diversas opções de tipos e tamanhos, apropriadas para inserção em quem nunca engravidou ou em adolescentes, que podem ter o útero de menor tamanho.
Sou a Drª Maressa Eiras, médica formada pela Faculdade Evangélica do Paraná, em Curitiba (2015), com Residência Médica em Ginecologia e Obstetrícia no Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, concluída em 2019. Sou especialista registrada no CRM/PR sob o número 24809.
Minha prática profissional é voltada para a saúde da mulher, com foco em um atendimento integral e individualizado, sempre incentivando o autocuidado e a promoção da qualidade de vida.
Tenho grande afinidade com a área de anticoncepção, especialmente com os métodos de longa duração, eles oferecem mais autonomia, segurança e durabilidade para as pacientes que optam por não engravidar, além de contribuírem para a redução de cólicas, fluxo menstrual excessivo e sintomas pré-menstruais.
EXCELENTECom base em 87 avaliações
Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ester Mendonça21/08/2024Encontrar a Dra Maressa foi uma grande benção. Fiz o meu pré-natal com ela e não poderia ter ficado mais satisfeita. Sempre muito atenciosa, respeitosa, presente, disponível e preocupada com a minha saúde física, mental e emocional ao longo da gestação. No meio de todos os medos e ansiedades dessa fase, a Dra Maressa sempre me ajudou a manter a calma e a confiança. Excelente profissional!Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Deisy Mayer21/08/2024Uma excelente profissional. Acolhedora e muito atenciosa!Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Sthefany Fonseca16/08/2024A doutora é muito atenciosa e cuidadosa. Me senti segura de seguir meu pré-natal com ela.Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Jéssica Batistela Vicente14/08/2024Realizo meu pré-natal com a Dra. Maressa e estamos chegando ao final desse jornada (38 semanas já). Ela é uma excelente profissional, muito atualizada e sempre acolhedora, ouvindo as tantas dúvidas e esclarecendo tudo, nos tranquilizando, eu e meu marido, que também é incluído nas consultas. Indico.Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Amanda Amanda14/08/2024Ser paciente da Maressa é muito além de ir em consultas e olhar exames. Ela olha para o todo, escuta e acolhe as demandas da vida. Uma profissional competente, atualizada e super atenciosa. Consultas sem pressa e que você sai sem dúvidas ou receios das orientações. Sou grata por ter encontrado ela nesse caminho da ginecologia e obstetrícia.Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Ana Carolina05/08/2024A melhor decisão que tive quando descobri a gravidez, sempre transmitindo uma tranquilidade e energia única. Sempre a disposição para qualquer dúvida. Sem dúvida uma ótima Ginecologista e Obstetra 🙏🏻🙏🏻Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Leticia Arcari26/07/2024Dra. Maressa é incrível, muito atenciosa e cuidadosa.Trustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Angelita Prado23/07/2024Excelente profissional, super atenciosa e humana, fiz meu acompanhamento de pré natal com ela e só tenho a agradecerTrustindex verifica se a fonte original da avaliação é Google.
Tatiana Vieira29/09/2023Ótima ...Dra Muito antenciosa profissional ....
Av. N. Sra. Aparecida, nº1138, Seminário, Curitiba – PR